terça-feira, 21 de setembro de 2010

Medo de se amar? Porque?



A resposta li num texto encontrado na net link, escrito por Osvaldo Shimoda
(só não me identifiquei na parte "se o seu marido não te valoriza, não te dá carinho..." pq ele tem me apoiado e me incentivado muito, desde sempre. mas na minha opinião, pode ser qualquer outra pessoa que não te respeita e quer te por pra baixo, não é mesmo?)

"É o medo da intimidade. 
Mas por que acontece isso? A causa principal advêm de uma cultura e moral religiosa equivocadas e distorcida, que nos ensina a amar o próximo, a tratá-lo bem e a respeitá-lo, mas se esquece de falar também do como a ti mesmo. É a máxima Cristã Amai ao próximo como a ti mesmo. Desta forma, pensar em si é ser egoísta, individualista. Aprendemos, portanto, que é feio pensar em si mesmo. Com certeza, você será muito malvista(o), criticada(o).

E aprendemos também a atrelar o amor por si nos outros, ou seja, só vou me amar se alguém me amar; só vou me sentir valorosa(o), se as pessoas me valorizarem. A pergunta que costumo fazer para uma pessoa que não se valoriza é: E se as pessoas não te valorizarem no seu trabalho, na sua casa, como fica? Você vai fazer o mesmo com você? 

Se o seu marido não te valoriza, não te dá carinho, atenção, se te destrata, manda calar a sua boca, diz que você só fala besteira, te humilha na frente dos outros, fala que você parece uma porca porque está gorda, o que você faria? Ficaria calada, iria se trancar no quarto e chorar, se sentindo uma pobre coitada?
Tais atitudes refletem, evidentemente, o desamor por si mesma. Depressão, amargura, desinteresse pela vida, desesperança e até o suicídio, são portanto conseqüências desse desamor. Então, como se amar? 

É sair desse vitimismo, dessa visão que você é uma grande vítima. É parar de se criticar, de nutrir raiva por si mesma(o), ficar sempre se condenando, se sentindo culpada(o) por tudo. É se pegar no colo, ter um profundo respeito e apreço por si. É se tratar bem como você costuma fazer com as visitas em sua casa. Você trata bem as visitas? Então, por que não faz o mesmo com você? O que adianta ser boa com os outros, se com você é muito má, uma carrasca de si mesma? Adianta? Portanto, se amar é ter atitudes positivas, respeitosas consigo mesma. É fácil? Claro que não!!! Porquê?

Porque não fomos educados para isso. Você falaria de suas qualidades na frente de uma platéia lotada de gente, naturalmente, sem ter vergonha? A maioria das pessoas encontra muita dificuldade em se auto-elogiar em público, porque não se valoriza verdadeiramente. Aprendeu que a modéstia é a melhor política.

Já viu um político falar mal de si, ter vergonha de si? Se já viu, então ele não vai ter sucesso em sua carreira política. Portanto, se amar é uma questão de escolha, de exercitar esse trato amistoso consigo mesma. É aprender a sentir prazer em ser você, do seu jeito. É se aceitar verdadeiramente, sem se criticar. É mudar o seu estilo de vida, dar mais risadas, melhorar a qualidade de seus pensamentos e sentimentos, fazer dieta, ginástica, cuidar de seu corpo, escolher melhor suas amizades, adotar um estilo de vida amoroso e não agressivo, tóxico ou indiferente. Gostar de si, portanto, resulta em querer viver, ter paixão pela vida. Por outro lado, na teoria é fácil falar em se gostar. O grande desafio é exercitá-lo no nosso cotidiano. É o convite que faço a você. Ame-se!!! Tome um porre de amor, se embriague de amor. Garanto que você não vai se arrepender."

3 comentários:

  1. AMIGA, LINDA MENSAGEM.
    UMA VEZ UM COLEGA DE COLÉGIO ME DISSE O SEGUINTE: SE VC NÃO SE AMA, QUEM VAI TE AMAR?
    TOMEI ISSO COMO VERDADE E COMEÇEI A PARAR DE ME AUTO ESCULHAMBAR..KKKKK
    NA VERDADE, AS VEZES AINDA FAÇO ISSO, MAS MELHOREI UNS 90 %.

    TEMOS QUE NOS OLHAR TODOS OS DIAS E VÊ COMO SOMOS BONITAS, AMADAS, MARAVILHOSAS. CLARO QUE NÃO VAMOS FAZER COMO NARCISO, MAS SE VC NÃO SE AMA, NÃO VÊ COMO É MARAVILHOSA, AS PESSOAS TB NÃO IRÃO VÊ!

    BJS LINDA E UMA ÓTIMA QUARTA FEIRA.

    AH, QTO A FLUOXETINA, VC TOMOU POR QUANTO TEMPO? QUAIS FORAM OS EFEITOS COLATERAIS?
    A MÉDICA ME PRESCREVEU ELE PQ A TPM TEM SIDO DIFICIL PRA MIM. FICO ANSIOSA D+. AÍ POR ISSO ELA ME PRESCREVEU. MAS FIQUEI COM MEDO DE TOMAR POIS EU NÃO TENHO NADA ALÉM DISSO.
    VOU FAZER O TESTE POR UM MÊS. MAS AINDA NÃO DECIDI QDO VOU COMEÇAR.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! Me redescobri qdo passei a me amar.
    Bjus e boa quarta-feira!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei vou até mandar o texto pra uma amiga.
    bjs

    ResponderExcluir